Telefone substituto pretende ajudar a superar o vício do smartphone

09:14

O designer  Klemens Schillinger  criou um conjunto de objetos terapêuticos semelhantes a um telefone, para ajudar os "viciados" de smartphones a lidar com o afastamento de seus dispositivos.

O designer situado em Viena  criou uma série de cinco telefones que usam contas de pedra para imitar os diferentes movimentos usados ​​para dispositivos inteligentes, como rolagem, zoom e deslize
Ao substituir as funções digitais pelas contas de pedra, a Schillinger pretende criar um conjunto de ferramentas terapêuticas que possam ajudar os usuários frequentes de smartphones a lidar com os sintomas de abstinência, fornecendo estimulação física como substituto do uso do telefone.

Segundo o designer o smartphone touchscreen tornou possível dar uma "escapada" para as mídias sociais. "Nós verificamos e-mails e mensagens não apenas nos transportes públicos, mas também em situações sociais, por exemplo, quando tomamos bebidas com amigos".

Mais e mais frequentemente, sente-se o desejo de verificar seu telefone, mesmo que não esteja esperando uma mensagem ou chamada específica. Essas observações inspiraram a idéia de fazer uma ferramenta que ajudaria a parar esse comportamento de verificação.

Ao pesquisar para seu projeto, Schillinger foi inspirado por um documentário com o escritor e filósofo italiano Umberto Eco - que estava tentando abandonar o hábito de fumar, substituindo seu tubo por um bastão de madeira. "Foi o mesmo, mas sem a nicotina, apenas a estimulação física", disse ele. "Lembrei-me disso e pensei em fazer celulares que proporcionassem a estimulação física, mas não a conectividade".

Com uma aparência de mármore, cada conjunto de contas foi feito usando a pedra natural Howlith. Estas foram então colocadas em um corpo feito de plástico preto de polioximetileno.

Como este tipo de plástico é relativamente pesado, o telefone substituto também reproduz o peso de um smartphone comum - tornando a imitação mais convincente.
"Alguns desses movimentos dos dedos - como ampliar, ou mover-se para cima e para baixo - nasceram com o smartphone", disse o designer.

"Os telefones Substituto permitem que esses movimentos se sintam rolando sobre os mármores que estão integrados no caso, algo que é uma clara diferenciação de spinners de fidget ou cubos de fidget".

Este é o segundo projeto da Schillinger que visa desencorajar as pessoas de usar seus dispositivos móveis. Sua Lâmpada Offline só acende uma vez que o usuário está disposto a entregar seu smartphone, instando-os a concentrar-se em atividades mais valiosas - como ler ou trabalhar.

Ambos os projetos foram criados para uma exposição chamada #Offline - Design para o Mundo Real (Bom), que aconteceu na Semana de Design de Viena deste ano de 29 de setembro a 8 de outubro de 2017.

Alguém aí disposto a trocar o verdadeiro smartphone por esse?
Confira mais novidades do mundo criativo curtindo nossa página no Facebook.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe