Novo logo da Fórmula 1

13:55

Fundada em 1950, a Fórmula 1 - oficialmente o Campeonato Mundial de Condutores da FIA (Fédération Internationale de l'Automobile) - é a competição de automobilismo com os carros mais rápidos do mundo, competindo em vários lugares em todo o mundo a cada temporada. Este fim de semana, no Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última corrida da temporada 2017, a Fórmula 1 introduziu um novo logotipo desenhado pelo escritório de Londres, Reino Unido, de Wieden + Kennedy. 


Richard Turley, diretor criativo executivo de conteúdo e design, liderou o projeto para a W + K London. "Criativamente, o desafio foi reposicionar a Fórmula 1 como uma marca de entretenimento voltada para o frente, que funciona em uma infinidade de canais", afirmou. 

Conforme nota na página da W + K London:

"A nova marca visa incorporar as principais forças da Fórmula 1: velocidade, ataque e controle; enquanto seus componentes interligados lustrosos e nítidos celebram a proeza técnica das equipes de engenharia de Fórmula 1. 
"Sua estética é aspirativa e se inclina para o futuro, mas se prolonga naturalmente por uma rica herança de gráficos de esportes automotivos".


O logotipo antigo foi desenhado em 1987 por Carter Wong muito conhecido e reconhecido pelo uso do espaço negativo em um logotipo. O ângulo de itálico extremo e as linhas que indicam rapidez na direita deixaram claro que o logotipo trata sobre velocidade. Sem dúvida serviu de base e inspiração para milhares de logotipos do meio ao redor do mundo. 
O logo antigo com certeza seria altamente questionável se fosse lançados nos dias de hoje. Ainda assim, 30 anos é um longo período para uma marca e este logotipo construiu muito patrimônio e muitos, muitos fãs ao redor do mundo.


Além da idade do logotipo e houve uma mudança recente de propriedade - com a Liberty Media, comprada na Flórida na compra da F1 e controlando os contratos, distribuição mundial e direitos e licenças de gestão comercial - então o tempo estava certo para uma grande mudança.



O logotipo é complementado por uma série de fontes desenhadas, por Marc Rouault, da Haia cujo portfólio impressionou Turley e a equipe de design. Uma fonte principal, F1 Regular, é acompanhada por duas de apoio, F1 Turbo e F1 Torque. 




Tal como acontece com muitos outros redesign do logotipo, o visual em questão provocou respostas, tanto positivas como negativas, de designers de todo o mundo. 
E aí, qual sua opinião sobre o novo logotipo da Fórmula 1?

Acompanhe o 2Enjoy pelo Facebook ou pela rede social de sua preferência.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe