A beleza clássica e imponente das estações de metrô em Moscou
22:12
O fotógrafo canadense David Buderny tirou a sorte grande, há um ano teve a oportunidade para passar duas semanas no Metrô de Moscou e capturar a atmosfera das estações completamente vazias, sem pessoas circulando.
As imagens são impressionantes, não só pelo trabalho do fotógrafo, mas também graças aos arquitetos e a Stalin. O estilo das estações é similar ao palácios pré-soviéticos do Império Russo. Quando o metrô abriu, em 1935, seu design servia para propaganda Comunista. Era parte do plano da construção da pátria socialista. Stalin orientou os arquitetos a incorporar o conceito "svet" (luz) e "sveltloe budushchee" (futuro brilhante) ao trabalho.
Durante a Guerra Fria o Metrô de Moscou passou por outra transformação quando partes suas foram construídas para servir como abrigos caso houvesse guerra nuclear. Uma nova linha foi escavada abaixo das já existentes e também há rumores sobre outra linha secreta, de codinome "D-6", que vai mais fundo ainda e conecta o Kremlin com outros locais de significância política.
Agora com mais de 80 anos o Metrô ainda é um espetáculo para ser visto, sendo um dos sistemas de metrô mais movimentados do mundo, com aproximadamente 9 milhões de passageiros diários circulando por 200 estações. Para quem, como eu, que ainda não teve a oportunidade de conhecer a cidade, vale a pena dar uma espiada.
Gostou?
Curta nossa página no Facebook e viaje pelo mundo sem sair de casa com a gente.
0 comentários