5 grandes sites que eram uma coisa e agora são outra

09:03

Você sabia que, lá em 2005, o YouTube era um site de namoro? Sim, de namoro! E hoje é esta enorme plataforma de vídeos cujo dono é o Google (como muuuita coisa na internet e fora dela). Mas você já parou para imaginar o quanto a ideia original de certos sites mudou desde seus surgimentos? Vamos dar uma olhada "direto do túnel do tempo".

1 - Amazon
Fundação: 1994
Posicionamento original: a maior livraria da Terra.
Antes:
O fundador Jeff Bezos disse que escolheu os livros entre uma lista de 20 produtos porque eles eram os de menor custo e mais universalmente demandados. Claro que, até hoje, a Amazon vende livros. Mas ela foi muito além. O crescimento neste período de tempo foi impressionante.

Hoje:
Posicionamento atual: a Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com a excelência operacional e pensamento a longo prazo.
Agora, a Amazon é uma operação de ecommerce completa. Além de compras online, a Amazon produz e oferece muitas outras coisas, como streaming de vídeos, o Kindle, downloads de músicas, entre outros.

2 - Netflix
Fundação: 1997
Posicionamento original: oferece aluguel de filmes online.
Antes:
Quando Reed Hastings e Marc Randolph criaram a Netflix, a intenção era proporcionar uma maneira fácil para as pessoas alugarem e devolverem filmes, sem que ir até as agora quase extintas locadoras. Só que a coisa mudou, não é mesmo?

Hoje:
Posicionamento atual: a líder do mundo em televisão pela internet.
A Netflix oferece conteúdo original e comprado e via streaming. Este conteúdo é personalizado por meio de algorítimos criados para fazer recomendações com base no que o usuário assiste e seu histórico. E a Netflix ainda aluga DVDs, mas pelo DVD.com.

3 - Facebook
Fundação: 2004 (como Thefacebook)
Posicionamento orignal: um diretório online que conecta pessoas por meio de redes sociais nas faculdades.
Antes: 
A ideia começou como uma maneira de conectar os estudantes da Harvard. Só que foi crescendo entre as faculdades americanas e em 2006 foi anunciado que todos poderiam entrar.

Hoje:
Posicionamento atual: proporciona às pessoas o poder de compartilhar e fazer do mundo um lugar mais aberto e conectado.
Qualquer um pode ter um perfil no Facebook, com alguns parâmetros diferentes para menores. É a principal fonte de notícias para 44% da população em geral e tem em média 1,18 milhões de usuários ativos ao dia.

4 - YouTube
Fundação: 2005
Posicionamento original: o primeiro site comunitário online que permite aos membros postar e compartilhar vídeos pessoais.
Antes:
Segundo o seu CEO, originalmente o YouTube deveria servir como um site onde as pessoas ranqueavam as outras, de acordo com o nível de atratividade. Ainda bem que não é mais assim.

Hoje:
Posicionamento atual: permite que bilhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos originais. Hoje em dia o YouTube oferece o YouTube Red, uma plataforma paga livre de anúncios. Foi adquirido pelo Google em 2006 e opera como uma "empresa Google".

5 - Airbnb
Fundação: 2008
Posicionamento original: um mercado online para viagens entre ponto-a-ponto.
Antes: 
O nome original era Air Bed And Breakfast e servia para aumentar a renda de pessoas que quisessem alugar um quarto extra em casa, um apartamento vazio ou até um canto no sofá para alguém legal. E claro, quem alugava também se beneficiava de poder alugar quando viajava. Mas desde então, o Airbnb sofreu uma reestruturação total, ficando mais seguro, mais caro e oferecendo mais do que apenas alojamento.

Hoje:
Posicionamento atual: um mercado comunitário confiável para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações únicas pelo mundo - online.
Desde a reformulação, o Airbnb implantou uma série de precauções para aumentar a segurança, tanto para locadores como para locatários. Ser acessível não é mais uma preocupação - há quartos por até 4000 dólares a noite. Além de alojamento, o Airbnb agora também oferece pacotes de passeios turísticos, ou seja, é quase uma agência de viagens completa.

Como as coisas mudam...Para ficar sabendo mais do mundo da internet e muitas outras novidades, fique ligado no nosso Facebook!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe