Usando a tecnologia para falar sobre água

10:43

A água é um recurso vital. No mundo, muitos povoados não possuem acesso à água potável. Ela também é um recurso limitado e, se não aprendermos a economizar e reutilizar, poderemos ficar sem. Mas como enfrentar estes dilemas, ainda mais tratando-se de um assunto e de um item tão delicado e valioso?
Diversas organizações tiveram ideias para fazer isso usando a tecnologia.
A ONG charity:water usou financiamento coletivo para construir poços em comunidades com acesso limitado à água potável. Desde 2006, eles financiaram mais de 19000 projetos em 24 países, ajudando mais de seis milhões de pessoas. E eles estão lançando o vídeo The Source no Youtube 360, um filme de realidade virtual que documenta o impacto da construção destes poços na Etiópia.
Para ver o vídeo em 360 graus basta mover os cursores.

Monitoramento de água potável com sensores: um projeto do Brasil

Nas áreas rurais, a contaminação da água ainda é um problema a se enfrentar. Pensando nisso, em 2014, a ONG Associação O Eco ganhou o Google Impact Challenge: Brazil com um projeto de coleta de dados chamado InfoAmazonia. O projeto vai lançar uma rede de sensores que mandam uma mensagem para os moradores locais e autoridades caso seja detectada contaminação. A próxima fase do projeto consiste em criar ferramentas open source e iniciativas que possibilitem aos cidadãos que instalem os sensores, entendam os dados e possam lutar por um suprimento de água limpa.

Rastreamento de água por satélites

Entre 2001 e 2012, a África passou pela pior seca em 50 anos. Para ajudar, o Regional Centre for Mapping of Resources for Development recebeu um subsídio para imagens de satélite que servissem para avaliar a fertilidade dos solos, monitorar a qualidade da água nos lagos Victoria e Malawi e obter dados para construir um sistema de aviso prévio sobre inundações e incêndios. O sistema quase em tempo real ajuda autoridades locais a tomar decisões importantes sobre como gerenciar os recursos hídricos e a segurança alimentar nas regiões afetadas.

Bom ver que a tecnologia não só melhora as nossas vidas, mas também nos ajuda a melhorar os recursos naturais e as vidas de pessoas em condições delicadas.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe