Série Pandemia: tendências que vieram para ficar

10:44

Ficando em casa, como fazer para que as compras cheguem até nós? Se as pessoas estão em casa, como vão comprar? Com certeza, a pandemia ensinou que, hoje em dia, algumas tendências devem ser abraçadas de vez. Seja pela comodidade ou pela segurança, algumas coisas mudaram bastante. Veja aqui alguns exemplos de tecnologias que vieram para ficar:

Delivery | Apps | Whatsapp
As empresas que resistiam à entrega, com a pandemia, viram-se obrigadas a realizar o serviço. Neste caso, os grandes aliados são os apps de delivery ou a contratação por conta de motoboys ou empresas de entregas e a realização do atendimento pelo whatsapp. Em todos os casos, o importante é ter uma comunicação clara e poder expor todos os produtos aos consumidores para escolha, o que nos leva a:

E-commerce | Redes Sociais
Também alvo de resistência por muitas empresas mais conservadoras, o comércio eletrônico e as redes sociais levam ao público os produtos da marca e são ferramentas para "encantar à distância", digamos. Também é melhor meio de permanecer relevante e na lembrança do público.

Tecnologias contactless
Em tempos de se prezar pela saúde, infelizmente evitar o contato com outras pessoas e coisas se tornou hábito. Mas antes desta preocupação ficar mais evidente, bancos e fintechs já possuíam cartões de crédito e outros itens, como pulseiras, que possibilitam o pagamento por aproximação. Além disso, sistemas como Paypal, Apple Pay e tantos outros também permitem que sejam realizados pagamentos sem tocar onde não conhecemos.

Self checkout
Bastante comum nos países da Europa, o caixa em que você mesmo passa e paga suas compras está dando os primeiros passos no Brasil. É bastante conveniente e também uma forma de evitar contatos desnecessários. A grande sacada, e que o torna tão seguro quanto um caixa com atendente, é que tudo que você registra deve ser colocado na sacola, que fica apoiada sobre uma plataforma que pesa os produtos. E a sacola não pode ser retirada sem finalizar a compra. Então, para levar algo sem pagar, só fazendo da mesma forma que se faz em um caixa normal: escondendo.

Lojas self-service
Também comum lá fora, as lojas de conveniências sem funcionários dão seus primeiros passos no Brasil. Basicamente, é a mesma coisa do self checkout (você entra, escolhe os produtos, registra no caixa, paga e vai embora), porém não existe realmente nenhum funcionário. Por aqui, empresas vêm apostando neste tipo de negócio em condomínios fechados.

Vending Machines
Ah, as queridinhas do Japão. Por lá, pode se comprar de tudo - de tudo mesmo! - em máquinas como essas. Por aqui são mais comuns para snacks e bebidas, mas vêm ganhando mais destaque e, com a pandemia, garanto que se tornarão ainda mais populares.

Tudo pela saúde, segurança e higiene. E você, o que acha? Esquecemos de alguma coisa? Conta aí pra nós nos comentários, em nossa página, no Twitter ou no Instagram.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe