Luminárias que criptografam informações

09:45

Quando você entra no escritório da empresa de computação na nuvem e segurança Cloudflare, em São Francisco, você é recebido por uma recepcionista - e uma parede gigante de 100 luminárias lava. Não é só uma homenagem aos anos 1960. As luminárias lava agem como um gerador de números aleatórios, ajudando a criptografar pedidos que passam pelo Cloudflare, que chegam a quase 10% dos pedidos da internet.
Criar aleatoriedade é uma parte importante da criptografia porque permite que você crie algo que os hackers não vão conseguir replicar. Mas mesmo os computadores não conseguem criar números randômicos - e isso é culpa do design. "Os computadores, desde o começo, foram criados para serem muitos confiáveis, previsíveis", diz o CEO da Cloudflare Matthew Pince. "Quando você os liga, eles sempre fazem a mesma coisa e o que você manda eles fazerem".
Então, como criar aleatoriedade não é uma coisa boa para os computadores - você não iria querer que seu computador fizesse algo inesperado sempre que fosse ligado - os padrões dos quais eles dependem fazem com os que os aparelhos fiquem vulneráveis a hackers. É aí que entram os geradores randômicos de números. Para criar número aleatórios de verdade, o computador depende de fenômenos externos. Que pode ser o movimento do aparelho no espaço usando o acelerômetro de um smartphone, pode derivar do movimento do mouse ou da velocidade de um usuário no teclado.
Enquanto a Cloudflare usa geradores de números aleatórios industriais para seus servidores, ela também decidiu incorporar a espinha dorsal de sua criptografia no design de seu escritório. Inspirados em uma ideia de enegenheiros da Sun Micrsystems, que imaginaram que as luminárias lava poderiam ajudar a gerar aleatoriedade, já que prever como o fluido move dentro da luminária é bem difícil, Prince decidiu criar uma parede inteira de luminárias. Eles a chamam de "Parede de Entropia".

A Cloudflare transforma a Parede de Entropia em criptografia usando uma câmera que fotografa cada milissegundo da parede todos os dias do ano. Qualquer um dos sistemas da empresa pode transformar as fotos - que mudam beaseadas em inúmeros fatores, como o movimento da lava, a inclusão de alguém que estiver passando, e a mudança de luz - em números aleatórios. A empresa também incorporou o sistema em seus escritórios de Londres e Singapura. Quem estiver passando pelo escritório de Londres pode apertar um botão e receber um recibo com números aleatórios que usa o sistema para criar um QR Code, um labirinto e um jogo de Sudoku.
Incrível, não? A tecnologia indo cada vez mais e mais longe.
Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades quentinhas!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe