DIY: Faça sua própria composteira em três fases com pallets

09:02


Adubo é o material orgânico em decomposição que pode ser usado para fertilizar plantas do seu jardim. Grama, folhas e restos de vegetais constituem ótimos adubos. Esta ideia de composteira é uma ótima para quem tem espaços de jardim, e os restos de jardinagem podem ser transformados em adubo facilmente. Veja abaixo como construir uma composteira de três partes/fases com pallets de madeira.

Selecione seus pallets
Você vai precisar de sete pallets em bom estado, aproximadamente do mesmo tamanho. Depósitos, áreas de carregamento e inclusive o lixo de grandes lojas de materiais de construção são ótimos lugares para encontrar este material.
Certifique-se de que os pallets estão relativamente limpos. A madeira também não pode ter sido tratada, pois tanto os tóxicos do que pode ter sido transportado quanto os do tratamento da madeira podem interferir na compostagem.

Prepare o local de instalação
Composteiras necessitam de calor, umidade e circulação para a decomposição ocorrer. O local deve ter momentos de sol e sombra, sem vegetação, árvores altas ou qualquer estrutura em sua volta. Certifique-se de que o chão é limpo e relativamente plano, para que não cresça grama ou mato na sua composteira.

Construa sua composteira
Sua composteira vai parecer três Us de cabeça pra baixo. Vai ter as seções da esquerda, direita e do meio, com a frente aberta. Começando pela parte da esquerda, coloque três pallets de pé no formato do U de cabeça para baixo (talvez seja bom alguém te ajudar nesta parte). Amarre os pallets nos cantos de cima e de baixo com uma corda resistente a intempéries. Isso vai criar uma caixa com as parte da esquerda, direita e fundo. 
Adicione mais um pallet ao lado do pallet do fundo para formar o fundo da caixa do meio. Amarre na caixa existente pela esquerda, depois adicione mais um pallet para formar a parte da direita da caixa do meio. Amarre no pallet do fundo e repita os passos para a caixa da esquerda.

Coloque tela de arame
Para que sua composteira não seja atacada por pestes, você pode colocar tela de arame na parte da frente. Coloque ganchos em cima e embaixo de cada ponta da composteira e coloque a tela. Ou você pode também colocar mais três pallets, um na frente de cada caixa, porém amarre apenas em um lado, para que sirvam como portas.

Adicione as plantas

Agora que a composteira está pronta, você pode começar a adicionar os materiais para a compostagem. Comece colocando todo o material na caixa da esquerda. Quando estiverem se decompondo, coloque na caixa do meio. Quando a caixa do meio estiver completamente decomposta, coloque o adubo na caixa da direita. Tem que ter paciência, pois pode levar entre 9 e 12 meses para completar todo o processo. Porém, este sistema garante que você sempre tenha adubo, desde que você sempre vá enchendo a primeira caixa com material fresco.

Mais umas dicas
As melhores pilhas de adubo consistem de uma mistura de materiais verdes e marrons. Se a sua pilha está muito úmida e tem cheiro ruim, adicione mais material marrom. Se estiver muito seca e não estiver decompondo, adicione material verde. O ar é essencial para o processo, então certifique-se de mexer a pilha periodicamente. Nunca use carne, derivados do leite, ervas daninhas ou plantas doentes para fazer seu adubo.

E então, que tal colocar a ideia em prática? 
E, se quiser continuar nos acompanhando, fique ligado aqui no blog, pelo nosso FacebookTwitterInstagram e no Pinterest também!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe